Bem vindo ao site da Clinica Gobbo Papadopoli

Nossa Especialidade

Ultrassonagrafia

O que é o ultrassom ?

O exame de ultrassom é um método de diagnóstico por imagem que detecta doenças e/ou variações anatômicas com base na forma, tamanho , ecogenicidade e textura das estruturas avaliadas.

Porém , ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não utiliza radiação ionizante .

Na ultrassonografia são emitidas ondas de som (inaudíveis) que fazem os tecidos vibrarem, e essa vibração é captada pelos cristais do aparelho (transdutores)  instantaneamente para a formação das imagens na tela .

A ultrassonografia pode ser muito eficaz para o diagnóstico de doenças de tecidos moles que não aparecem de forma adequada em radiografias. Também pode distinguir cistos (líquidos) de tumores sólidos, pois eles produzem diferentes padrões de eco.

Tipos de ultrassom

Os principais tipos de ultrassonografia são:

  • Ultrassonografia convencional:trabalha com imagens formadas em modo bidimensional.
  • Doppler: detecta o sentido do fluxo sanguíneo , bem como suas velocidades.
  • Ultrassonografia transretal:realizado colocando-se um transdutor anatômico, especialmente desenvolvido para o exame, no reto.
  • Ultrassonografia transvaginal:realizado colocando-se um transdutor anatômico, especialmente desenvolvido para o exame, na vagina .
  • Ultrassonografia Morfológica Fetal : realizada para rastrear e analisar eventuais mal formações que o feto possa apresentar durante o seu desenvolvimento .
  • Ultrassonografia 4D: realizada principalmente em gestantes para avaliar detalhes do desenvolvimento fetal .

Para que serve o ultrassom ?

A ultrassonografia é feita por diversos motivos, sendo que uma das indicações mais comuns é para gestantes durante o pré-natal , para avaliar o desenvolvimento fetal.

Além disso, o ultrassom pode ser utilizado para diagnosticar:

  • Alguns processos tumorais
  • Processos inflamatórios/infecciosos
  • Doenças de depósito (ex. Esteatose Hepática )
  • Formações de cálculos .
  • Estreitamento de vasos, determinando, por exemplo, estenoses de artérias e o comprometimento do fluxo de sangue .
  • Variações da anatomia habitual que possam comprometer o funcionamento normal de determinadas estruturas .
  • Roturas teciduais nos casos de lesões musculares ou estiramentos.
  • Avaliação de nódulos.

Como é feito o ultrassom ?

O exame de ultrassom é feito exclusivamente por médicos ou médicas. Há posições diferentes para realizar o exame, dependendo da região do corpo a ser analisada.

“O médico manuseia uma sonda (transdutor) através da pele ou cavidades, utilizando-se de um meio condutor (gel à base de água), e as imagens são formadas simultaneamente na tela do aparelho. A partir das imagens dinâmicas captadas, o médico seleciona as que melhor representam os achados e obtém fotos que ficam como registro do estudo”.

O uso do gel ajuda a evitar bolsas de ar, que podem bloquear as ondas sonoras que criam as imagens.

O exame de ultrassom  é indolor, contudo é possível sentir um leve desconforto quando é realizado exame intra cavitário (transvaginal / transretal)

Quando o ultrassom é contraindicado?

Não há nenhuma contraindicação absoluta à realização do ultrassom. Porém , caso tenha alguma condição especial de saúde, é importante avisar o médico antes da realização do exame.

Qual o preparo do paciente para fazer um exame de ultrassom?

O preparo para o exame pode variar dependendo do tipo de ultrassom. A avaliação do abdomem, por exemplo, necessita de jejum para que a vesícula biliar se apresente adequadamente distendida e que não exista interposição de resíduos alimentares/gases entre a parede do abdome e os órgãos profundos pâncreas/retroperitôneo, além da necessidade da bexiga cheia para que os órgãos pélvicos possam ser avaliados (próstata e vesículas seminais/útero e ovários).

O que significa o resultado do exame?

Quando o resultado do exame da região analisada não possui anormalidades detectáveis ; a depender da suspeita clínica, outro método de imagem pode ser necessário para garantir a ausência de patologia.

Quando positivo, com descrição de alguma patologia, a conduta clínica/cirúrgica pode ser necessária, a menos que exista necessidade de um novo exame de imagem complementar .

Quanto custa um exame de ultrassom?

O preço varia de acordo com o tipo de exame solicitado.

 

Referências: Adaptado de www.minhavida.com.br